Para que servem pincéis de maquiagem


FUNÇÕES DOS PINCÉIS DE MAQUIAGEM


Se você ainda está aprendendo a se maquiar e não conhece a função de cada pincel, essa publicação pode te ajudar a deixar de lado algumas incertezas.






PINCEL PARA ESFUMAR SOMBRAS


Os pincéis para esfumar sombras geralmente possuem as cerdas (pelinhos) mais alongados/compridos. Alguns tem mais cerdas que os outros e parecem mais lardos. Outros pincéis possuem as cerdas mais alongadas e são mais estreitos. Essas características existem pelo fato de uma pessoa ter mais espaço de pálpebra que a outra e as medidas diferentes. Mas não é só isso: os pincéis mais largos abrangem regiões maiores e também costumam ser mais densos (carregam mais produto) e marcam mais a pele com a sombra que pinceis mais leves, finos e compridos. 

Se quer comprar um bom pincel, escolha um pincel que te agrade, mas que não seja nem muito duro, nem muito mole. Pegue no pincel e sinta a diferença comparando-o com outro de material diferente.

Na foto abaixo, deixei três diferentes pincéis:

O primeiro, com cerdas coloridas é um pincel com cerdas plásticas, que imitam o pelo animal, mas são fininhas. É um pincel mais denso, mas também macio. Gosto de usar esse pincel para apagar um esfumado que ficou mais marcado. Ou seja, quando erro na quantidade de sombras, pego ele limpinho e passo várias vezes sobre aquela marca forte de sombra para deixá-la bem esfumada. 

O segundo pincel gosto de usar para aplicar sombra no côncavo. Uso pra aquela sombra marrom mais clarinha. A primeira camada de marrom que a gente passa antes de aplicar outra encima. Esse pincel possui as cerdas mais abertinhas. Essa característica facilita que o esfumado fique bonito e bem espalhadinho, como se fosse uma sombra. Ele pega grandes regiões da pálpebra por ser maior.

O terceiro pincel tem as cerdas mais longas e é estreito/comprido. É um ótimo pincel para traçar uma linha no côncavo bem marcada ou esfumar apenas uma região desejada, pois ele abrange pequenas áreas, entendeu?


      

Separei pincéis por grupos. Mas também quero te dizer que a escolha também dependerá do desenvolvimento de suas habilidades. Pode ser que hoje você goste de um pincel. Amanhã pode ser que aprenda a trabalhar uma nova técnica e passe a gostar de outro modelo e estilo de pincel. Tudo vai depender do que você aprendeu e treinou. E está tudo bem.



PINCEIS PARA BASE


Existe uma infinidade de pincéis destinados para a aplicação de bases e produtos líquidos no mercado além das esponjas que nem trouxe nessa publicação.

Alguns pincéis para aplicar base são mais fechados, outros mais achatados, outros com cabo menor (os famosos "pincéis kabuki", outros com as cerdas menores e em formato oval, pincel língua de gato, duo fiber (fibra dupla), enfim. 

Os materiais também variam muito. Existem pelo sintético, pelo natural (estão se extinguindo devido as leis de proteção animal), cerdas polidas... a lista é longa. O que importa em tudo isso é o destino que você vai dar, onde vai aplicar (região menor do rosto ou pele ou região maior) e o tipo de base ou produto líquido. Pois, alguns pincéis aplicam bases bem fluídas e a maquiagem fica linda. Outros, não dão conta de aplicar bases mais grossas e podem deixar o resultado riscado ou não muito agradável.

Se as cerdas forem muito duras, podem machucar a pele ou não atingir regiões que você deseja na maquiagem. Então, teste e escolha um pincel que você se identifique. 

Os pincéis língua de gato pequenos (parecem pincéis de aplicar sombras) são ótimos para aplicar corretivo no cantinho dos olhos, próximo ao nariz (osso lacrimal) e abaixo da linha d'água, onde ficam as olheiras. Também são excelentes para corrigir aquela sombra que manchou na pele ou aplicar corretivo colorido sobre uma espinha, por exemplo. Pois pegam regiões menores.

Os pincéis maiores são excelentes para aplicar base ou um produto líquido como filtro solar, por exemplo. Só preste atenção pra escolher um pincel com cerdas finas e macias. Para produtos líquidos é sempre bom pincéis de cerdas sintéticas (que imitam as naturais, pois são de um material fácil de limpar).



PINCÉIS PARA PÓ


Pincel para pó compacto ou solto pode ser grande ou pequeno. Depende da quantidade de produto e a região que você que aplicar o pó. 

Você pode escolher um com as cerdas abertas ou um pincel mais fechado (denso). Mas saiba que se o pincel for denso vai carregar mais produto e a chance de ficar pesado é maior. Tenha cuidado na hora de pegar o produto.




PINCÉIS PARA APLICAR ILUMINADOR


Existem pincéis para aplicar iluminador de diferentes tamanhos e formatos. Alguns tem formato de leque e costumam vir em kits. Particularmente, não gosto de pincéis leque que vendem em kits, pois geralmente são muito molengos e as cerdas muito ralas e na prática não funcionam para aplicar nada. Nada mesmo. Isso causa sensação de que fizemos algo errado ou que não sabemos nos maquiar. Quando, na verdade, foi nossa escolha de ferramenta que foi insatisfatória e o produto acabará no fundo de uma gaveta ou porta pincéis só pra enfeite.

Gosto de pincel leque mais durinho e com as cerdas mais curtinhas. A Macrilan é uma marca acessível que também vende pincéis individuais. Nessa marcam encontrei esse pincel leque da foto, que gosto muito. Costumo usar esse pincel para aplicar iluminador bem no osso zigomático (aquele osso que a personagem Malévola possui mais alto no rosto acima das bochechas.

Você também pode usar um pincel de aplicar sombra como um pincel de iluminador. Sim, você pode adaptar o que já possui. Mas escolha um pincel com esse formato de seta, mais alongado para pegar bem a região que quer iluminar. Pincéis menores, use para iluminar o cantinho dos olhos, abaixo das sobrancelhas e o arco do cupido nos lábios, por exemplo. Fica bem bacana.




PINCÉIS PARA APLICAR BLUSH.


Os pincéis de blush costumam ter recorte diagonal, como se alguém tivesse deixado só um lado dele mais longo e o outro mais baixo. Isso pelo fato do formato do pincel diagonal pegar exatamente a região da maçã do rosto em que o produto deve ser aplicado de forma certeira e já facilita o esfumado nas laterais.
Pra quem gosta de blush mais arredondado conforme seu formato de rosto, existem os pinceis arredondados e pequenos, que permitem uma aplicação bem bonita.




PINCÉIS PARA SOBRANCELHAS


Há pincéis com pente e escova que servem para pentear e facilitar o corte dos pelos e pentear posteriormente e pincéis apenas para escovar os fios, como esses da imagem abaixo. Confesso que uso mais o que parece um limpador de canudo, pois o outro não uso pelo motivo de não aparar meus fios. Mas, se você for trabalhar com públicos e fizer um curso, possivelmente vá usar muito os dois pincéis.


Também existem pincéis achatados com recorte reto para preencher o espaço dos fios que caíram das sobrancelhas. Não trouxe foto, mas fica o lembrete. 


PINCEIS PARA APLICAR CORRETIVO



Pincel de corretivo é algo que pode ser muito útil se você não se adaptou com esponja ou prefere algo mais higiênico.
São pincéis menores. Existem alguns mais largos, com recorte diagonal ou reto e ainda os pincéis com topo arredondado.

Os pincéis com recorte diagonal são legais para corrigir aquela região próxima ao nariz e para contornar o nariz caso queira fazer contorno de luz e sombra usando corretivo.

Gosto dos pincéis achatadinhos ou com as cerdas semelhantes aos pincéis de esfumar. 

Cada pessoa pode se identificar com um, pois temos características e necessidades de correção diferentes. E está tudo bem.


PINCÉIS PARA APLICAR SOMBRA E DEIXAR A SOMBRA MAIS PIGMENTADA.


Existem pincéis com cerdas curtas que são nossos aliados na hora de aplicar sombra e deixá-la com aquele efeito desejado e a cor desejada. Para aplicar sombra na linha d'água e esfumar lápis de olho para ele não escorrer e manchar a pele, esses pincéis de cerdas curtas são excelentes aliados. Cumprem muito bem seu papel. Quanto menor, melhor. Trouxe foto dos meus favoritos. 
Ruby Rose tem o Exact Blend - E32 (esse primeiro da foto abaixo) que é meu favorito. Tenho mais de um, pois uso demais pra transições abaixo da linha d'água e para marcar côncavo deixando a sombra marcadinha também. 

Marco Boni também tem um pincel maior (esse do meio, na foto abaixo) que é excelente para esfumar usando uma sombra próxima ao tom da nossa pele. 

Sigma possui esse terceiro pincel que é muito bom, mas o valor chega ao Brasil inacessível. O que é uma pena. Se não fosse o preço, com certeza teria mais dele. 


QUAL PINCEL ESCOLHER?


Depois de te apresentar os pincéis, quero que saiba que não existe um certo ou errado. Existem escolhas e adaptações. Se você comprou um pincel e não consegue usar para uma finalidade, teste-o para outra. Tenho certeza que vai descobrir um perfeito para aplicar sombra ou até aplicar glitter.

[

Para glitter, gosto de usar esses fofinhos, pois depositam o produto no centro e consigo esfumar com o que restou nas laterais sem arrastar. Apenas com batidinhas. E tudo foi adaptação. 



Não se prenda ao que viu em vídeos. Muitas vezes a pessoa usou pois se adaptou e aprendeu a usar. Isso não significa que seus pincéis não sejam bons e que precisa comprar outros. Significa que você pode também aplicar algo e gostar do resultado. Com o tempo vi percebendo o que é bom e o que não te agrada.





Não gosto de comprar kits de pincéis pelo fato de nem sempre ter pincéis que vão suprir minhas necessidades. Esse kit da foto abaixo, por exemplo, vem com um pincel pontudinho muito duro, que para mim, não serve. Poderia ter vindo outro pincel de esfumado que seria muito bem usado ao invés desse pincel de lábios/côncavo. 



Não tenha pressa, estudo o que gosta e observe antes o produto na hora de comprar. Nem sempre um kit valerá a pena. Muitas vezes, comprar um pincel por vez será melhor aproveitado que um grupo de pincéis inúteis para o momento que está vivendo. 

Cada fase é um aprendizado. Todos aprendemos e nos identificamos com algo. E isso faz parte da vida. 

Não existe certo ou errado para nossa plasticidade e capacidade de aprender.

Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


- Os comentários são de responsabilidade de seus autores.
- Não envie links ou spam nos comentários.
- Seu comentário é muito importante para o andamento desse Blog.
- Deixe marcado a opção "notifique-me" para receber aviso de minha resposta ao seu comentário.
- Volte sempre.
- Compartilhar ajuda muito nosso crescimento. Gratidão.