Porque quero trabalhar nessa empresa. Justificativa para garantir a Sua vaga




Essa pergunta sempre chega em algum momento da entrevista na maioria das empresas. É uma pergunta muito usada para testar tanto a criatividade do "futuro funcionário", como também, para "diagnosticar" o perfil da pessoa,  a impulsividade, força de vontade....  se trata-se de alguém dinâmico (no sentido de ter iniciativa para a resolução de problemas ou não). 

Enfim, uma pessoa que faz essa pergunta pode saber muitas coisas através da resposta que o entrevistado dará! Principalmente se o "autor" da redação faltou aulas de português para escrever corretamente as palavras!!

Imagine-se em uma grande empresa. Vamos mais longe: imagine que você é o Presidente de uma multinacional e precisa enviar um e-mail para uma figura super importante para sua carreira. Não é NADA pior do que receber um documento escrito com erros de ortografia! Além de queimar a imagem da empresa, queima seu filme e sua carreira. "Meu filho", sem chances!!

Mas esse papo deixo pra outro post.


Vamos a Justificativa. O que realmente importa no momento.
"Porque quero trabalhar nessa empresa"


Você tem que ser firme, decidido e ter foco em seu objetivo demonstrando estar realmente interessando (a) no cargo. Não deslize escrevendo bobagens como "tenho contas pra pagar" ou "minha mãe sofre de uma doença". Não!! Meu caro, doenças, pia da cozinha cheia e filhos pra criar a maioria das pessoas tem. O que teu chefe quer, é que você seja prestativo e objetivo.

Então, escreva o que eles querem "ouvir" ou "ver" 
em você!! Que tal?!


Pegue frases da pergunta. Lembra como se começa uma resposta? Com a frase da pergunta! 

"Quero trabalhar na empresa "Talentos"  porque SOU um PROFISSIONAL capacitado, HUMILDE, com força de vontade, determinação e HONESTIDADE e de confiança. Com uma visão de futuro e perfil promissor. Tenho espírito empreendedor (pode mudar por outra palavra de acordo com o cargo, como por exemplo: de liderança, ou outra de sua preferência) e sei agir com cautela, determinação, ou agilidade, sendo responsável sempre.
(Se quiser, pode escrever só até aqui, ou tudo... você que sabe).
Sou o que procuram e estou disposto a usar minha sabedoria e talento para que possamos em equipe, seguir um caminho de sucesso e satisfação.
A empresa é como uma "segunda família".Portanto, merece dedicação, respeito e zelo.  Pois é um bem valioso que merece destaque e atenção.
 Dou valor a tudo isso, pois trabalho com amor. Almejo um futuro promissor, seguindo os valores, normas e regras morais.  E é com responsabilidade e dinamismo que há sucesso e geram frutos."
-----||-----------||-----------||-----------||-----------||-----------||------

Acho que se você explicar direitinho teu pensamento estará demonstrando seu interesse e quem é de verdade. Não tenha medo de escrever muito, pois pessoas cultas escrevem e leem muito! Pense nisso.
Destaquei algumas palavras super importantes que merecem estar em uma redação super importante de sua vida. 

O motivo?

Sabe-se que essas características ou digamos "valores" em um perfil ou pessoa não são mais tão comuns hoje em dia na prática como eram no tempo de nossos avós ou bisavós. E o que empresas modernas querem é encontrar GENTE com coração e humildade. Gente com garra, que siga horários, que honre seu sobrenome e que, de preferência esse não esteja preso no SPC.
Querem pessoas que ao ver um papel caído no chão tenha a determinação de colocá-lo no lugar devido, que diga "Bom Dia" para TODOS os funcionários, desde o motorista, faxineira ou lavador de pratos até o Papa ou Presidente da República, respeitando o pronome de tratamento adequado a cada pessoa.

Como assim Pronome de Tratamento?

Senhor, Senhora, Senhorita, Vossa Excelência, Meritíssimo... e assim por diante. Dentro de uma empresa, você é PROFISSIONAL e procure usar palavras coloquiais. Leia se for preciso.

Nada de falar "mano", "mina" "caraio" ou  seja lá para o que for. 

Tudo tem um nome próprio. Nada de gírias nessa redação, hein! 


DICA MAIS IMPORTANTE

Nunca esqueça que isso é seu foco do momento. E a vaga é pra ti. Não pro teu inimigo. Haja com responsabilidade e tenha MUITA CALMA NESSA HORA para escrever o necessário e correto.


NUNCA PODE FALTAR

Iniciar a redação com letra maiúscula SEMPRE, por favor. Pontuação, vírgula para pequenas pausas e acentuação no local exato.

O caminho do "ouro" está aí... agora faça sua parte use a criatividade. Espero ter lhe ajudado.

Agradeço ao leitor que sugeriu esse post. Aqui está, com carinho pra vocês, leitores.



Texto escrito por Cianaí S. Cato
Estudante de Psicologia, Professora, Mãe, Esposa, Maquiadora e Mulher.