Cabelos: falando de xampu.

Usar qualquer xampu é bom?


A pergunta que todas as mulheres fazem para as amigas e para si a todo instante está relacionada a cabelos: "que xampu uso?". 


Antes de qualquer coisa, alerto que este post está relacionado com minha experiência pessoal.


Quem me acompanha no Blog e Youtube há anos, sabe que já tive cabelo comprido, médio, curto, com luzes e agora menos tintura pra nada.

Passei recentemente por uma experiência não muito feliz relacionado com uso de produtos nos cabelos. Já usei muita coisa para ajudar a clarear os fios, para lavar e para secar. Hoje estou contida. Tudo porque meu cabelo ficou muito fragilizado e o couro cabeludo sensível a ponto de ter dermatite (coceira e descamação muito chata).

Depois de lutar contra a queda de cabelo, me escabelar preocupada com os motivos, parei para pensar! Tomei a decisão de procurar uma dermatologista (sim, ela também cuida dos cabelos, apesar de ser especialista em pele). 

Soube que as raízes dos fios são o ponto principal em que devemos ter mais atenção e cuidado. Já que o comprimento dos fios são considerados como algo "morto". Questionei sobre como lavar, como cuidar...muitas coisas. A dermato analisou meu caso e receitou shampoo de zinco para tratar da sensibilidade do couro cabeludo (não saiam comprando sem consultar, hein!). 

Para cuidar dos meus cabelos na hora do banho, decidi parar de comprar shampoo disso, daquilo.. blá, blá, blá. Parei de fazer luzes por um ano. Estou usando apenas xampu neutro (uso o da Colorama, que possui embalagem azul. Muito bom, por sinal). Percebi que o xampu de zinco ajudou muito e o xampu da Colorama (neutro) lava os fios sem danificar pois a acidez do produto é menor que outros xampus indicados para tratamento.

Como condicionado estou usando um amarelo da Neutrox. Excelente. Esse condicionador desembaraça os fios e protege. Amo. Não tenho medo de usar e tenho certeza de que é de qualidade pois é um produto que está há anos no mercado e já passou por muitas gerações de famílias. Inclusive a minha. 


Espero que esse post sirva de alerta para muitos para procurar orientação profissional para cuidar dos cabelos e da pele. 

Em suma, o xampu adequado para seus cabelos é aquele que possui PH baixo, ou seja, o menos agressivo. Vale pesquisar sites científicos e procurar ajuda profissional (especialistas em cabelos e pele) para se certificar disso.

Nessa etapa, estou com o "shampoo" neutro. Se mudar de estratégia conto minha experiência. 



Em resposta ao subtítulo: usar qualquer xampu nem sempre é o melhor para seu cabelo e para sua pele. Muito cuidado com propagandas de produtos. Mais cuidado ainda com a procedência desses produtos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário


- Os comentários são de responsabilidade de seus autores.
- Não envie links ou spam nos comentários.
- Seu comentário é muito importante para o andamento desse Blog.
- Deixe marcado a opção "notifique-me" para receber aviso de minha resposta ao seu comentário.
- Volte sempre.
- Compartilhar ajuda muito nosso crescimento. Gratidão.