O que não fazer em um casamento ou festa


O que fazer ou não fazer???
Se você vai organizar ou até mesmo ser o festeiro, o noivo, noiva ou seja lá o que for, preste atenção a essas dicas que podem dar o que falar para o sucesso de seu evento ou para a decadência e registro eterno ou total!!


Vai convidar muitas pessoas?

Dica: verifique que tipo de bebidas seus convidados gostam. Não esqueça de água! Muita água principalmente se há crianças e idosos entre os convidados. Especialmente com o calor que faz no verão!

Comida?

Claro, estamos cansados de ouvir e até mesmo de falar que festas é para se curtir não para comer. Mas convenhamos: fazer uma festa em horário de almoço, jantar ou café da manhã é claro que os convidados estarão "verdes" de fome!! O melhor a fazer é caprichar no "rango" (comida). Pois, ninguém merece ir a uma festa de casamento, noivado, debutantes, formaturas ou seja lá o que for e ter que implorar por um copo d'água ou algo pra se comer.. ainda mais se o local não oferecer restaurantes perto ou estiver chovendo no dia. Vale pensar em tudo!!
O interessante, é escolher um cardápio em que agrade a todos. Se achar necessário, coloque no verso do convite ou em um papel separado, o tipo de comida a ser servido no dia do evento para "preparar" o paladar dos convidados.

Roupa??

A etiqueta autoriza que você possa "indicar" o estilo de roupa de acordo com a festa. Na minha opinião até é chique e tal... mas de acordo com o público, vale pensar muito bem se isso se encaixa. Como também, a estação em que tudo será organizado.

Presentes??

Atualmente as pessoas em geral estão organizando casamentos, noivados, formaturas, aniversários, bodas, chá de fraldas, bebê, panelas e tudo mais o que for imaginável e criativo. 

O interessante é fazer uma lista de presentes de lojas virtuais e "reais" para que todas as pessoas, inclusive as que não possuem internet (que ainda há) e as que não curtem muito a ferramenta. Assim, você atinge todo o público convidado, facilita a compra e ainda pode receber em sua casa como comodidade. 
Imagina você saindo de sua festa com uma roupa linda e sem espaço pra respirar no carro por causa dos presentes?! Um horror!!

Ainda mais, fica mais confortável para todos no dia da festa chegar somente como convidado e não como "porta-presentes" (o mesmo pode cair, quebrar ou até mesmo estragar de acordo com o que pode ser o objeto da compra).

Música??

Pense muito bem na escolha das músicas e lembre-se que você está convidando muitas pessoas, umas diferentes das outras e com gostos totalmente arbitrários aos seus em muitos casos. Portanto, faça uma escolha eclética ou contrate um bom operador de som, DJ ou músico que tope qualquer "parada" musical. Assim, vai contentar do vovô até o bebê.


Convite??

Geralmente o convite é enviado um ou dois meses de antecedência. Você pode enviar como quiser: e-mail, correio... como quiser. Com o nome do pai da família e família. Ou, então, somente com o nome em especial do convidado (único a ser convidado para o evento). Assim, corta os possíveis penetras da festa, que certamente foi organizada dentro de um número "X" de pessoas, com cálculo de bebidas e comidas por pessoa. 
O mais importante na festa: sempre deixe lugares e comida de sobra por eventualidades possíveis de chegar alguém que você queria convidar e que possa ter esquecido pelo nervosismo ou correria da organização do evento.

Festa entre amigos ou família informal???

Festas informais geralmente são organizadas de boca a boca e com convites pessoais, nada de cartas, papéis e tal. Mas, sempre há os esquecidos ou os que imploram por um convite mais formal. O que você pode fazer, é ir até a casa da pessoa (pessoalmente) e falar com o convidado para reforçar o convite. Além de ser mais elegante, você valoriza o laço com a pessoa e demonstra mais elegância.

Se não tiver como ir, como atualmente acontece nas grandes cidades ou pela distância, ou por outros motivos, liga pra pessoa, explica e a convide carinhosamente. Aposto que a pessoa não vai resistir a um convite de quem a quer bem.

Fotos????

Fotografe muito, pois os melhores momentos com quem amamos deve sim ser registrado de quantas formas forem possíveis. 
No futuro, certamente você e quem admira ou ama poderão relembrar com emoção aquele momento que marcou sua história.

Mas lembre: se for contratar, faça contrato, veja se você vai pagar por algo que vai ficar, se é indicado por alguém, se é de confiança e se, principalmente os fotógrafos são pontuais!

Não esqueça que eles também comem, bebem e estarão usando cadeiras e mesas em sua festa, nem que seja por uma hora!!

Local do evento

Deve ser agradável, ventilado ou com um bom ar condicionado.
Um local que não chova e molhe seus convidados, que tenha um bom estacionamento coberto ou com manobristas. Assim, garantirá o conforto e comodidade de seus convidados e principalmente, eles chegarão secos e salvos em casos de chuva!! 

As "convidadas" adorarão chegar de salto seco e poder dançar e caminhar sem escorregar no salão de festas em caso de chuva.

Se for um dia de muito sol, então, invista em lugares com muitas árvores se for ao ar livre ou algo que proteja-os dos raios do sol.

O que deve ser muito bem elaborado??

As pessoas amam festas, mas o que mais deixa uma pessoa nervosa ou impaciente é a duração do evento. Não tem algo mais cansativo do que o "levanta e senta" de uma igreja, "sermão" demorado, ou colação de grau em que todos contem suas vidas inteiras, quanto os oradores choram cada segundo que passaram ou entradas com músicas longas... com certeza haverão desmaios e pessoas indo embora antes do previsto.

Procure conversar, e organizar algo lindo, que caiba em seus sonhos e que não leve horas pra se cumprir. 


Eventos devem ser minuciosamente planejados, pensados e repensados. Nada melhor que um amigo (a) para opinar, pai, mãe, avós ou a vizinha para lhe ajudar a resolver questões rapidamente e também auxiliar a decidir algo que lhe deixou em dúvida.

Bom evento, festa, formatura ou seja lá o que vai organizar.


Não tenha medo do novo, e principalmente lembre-se: isso são apenas "dicas" :)


Um comentário:

  1. Espero organizar bem o meu casamento amiga... Quero que tudo de certo ... :) Aiii que nervoso!! Pelas suas dicas, acho que esta tudo ok... hehehehe... Bjuuuuu

    ResponderExcluir


- Os comentários são de responsabilidade de seus autores.
- Não envie links ou spam nos comentários.
- Seu comentário é muito importante para o andamento desse Blog.
- Deixe marcado a opção "notifique-me" para receber aviso de minha resposta ao seu comentário.
- Volte sempre.
- Compartilhar ajuda muito nosso crescimento. Gratidão.