Funções ou utilidade dos pincéis na pele




Vamos conferir algumas funções atribuídas aos nossos pincéis de maquiagem. Lembrando que, hoje em dia, muitas funções que antes eram estritamente voltadas para um único pincel, hoje caíram em desuso. Logo, você pode adaptar o uso conforme sua sensibilidade com cada pincel que possui. 







PELE




COMO É O PINCEL PARA BASE





Como é: Pode ter formato chato e fino ou pode ser um pincel mais firme. O famoso kabuki. Hoje em dia, até esponjinhas são usadas para aplicar base. 



Como usar: para usar o pincel de base sem perder base, recomendo que deposite um pouco da base em uma plaquinha, pratinho ou na parte de cima da mão. Vá pegando aos poucos e espalhe no rosto. Para um acabamento mais hidratante, pode espalhar com as mãos.  Porém, essa prática de usar as mãos é muito criticada pois, de acordo com as pessoas, a pele tende a liberar mais oleosidade. Particularmente, não noto isso, e sim, uma pele com viço bonito e acabamento melhor que um pincel. Mas o foco aqui é pincel. Logo, pode usar uma esponja de maquiagem bem macia. Se molhar, enxugue com um tecido ou papel absorvente para que a água não interfira no acabamento da pele. 



COMO É O PINCEL PARA CORRETIVO


 
Como é:  pode ser achatado ou não, fino e menor do que o pincel de base para que possa alcançar regiões precisas na pele.  Porém, também pode ser aquele pincel fofinho pequeno usado para aplicar sombras, pois ele aplica e já esfuma na pálpebra. Se tiver as  extremidades estreitas, pode ajudar a camuflar olheiras com precisão.



Como usar: aplique seu corretivo em suas olheiras,  observe todas as regiões que você deseja corrigir como as abas do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha. Em seguida, use seu pincel para dar leves batidinhas e assentar o produto.  Quanto mais leve for a mão, melhor. Não espalhe fora da área que deseja camuflar. O bom é deixar o corretivo parado alguns minutos antes de vir com o pincel, pois assim, a pele absorve e o acabamento fica mais bonito no momento de esfumar com leveza o corretivo. Mas lembre-se: esse "esfumar" é deixar o corretivo mais depositado, diferente da base que espalhamos com gosto. O objetivo é deixar o produto como se fosse uma segunda pele. Então, não deixe a camada muito fina nem muito grossa. 




COMO É O PINCEL PARA PÓ




 
Como é: pode ser aquele pincel grande, com cerdas compridas e textura fofinha. Serve para varrer o pó e também para aplicar o produto no rosto. Por isso, de acordo com a região a aplicar o pó, o pincel pode ser fofinho e menor. 





Como usar: use o pincel com movimentos suaves, pode dar batidinhas e depois arrastar de dentro para fora o pó do rosto. Na região das olheiras, use pincel menor arrastando em movimento que lembra o símbolo da Nike. Disse isso para você lembrar. 



 COMO É O PINCEL PARA BLUSH



 
Como é: com cerdas com corte chanfrado. Todavia, temos pinceis com recorte diferente e formato menor que também são muito precisos para aplicar blush. 






Como usar: antes de usar o pincel, olhe no espelho. existe um osso chamado "osso zigomático" que é aquele osso duro logo abaixo das olheiras. Abra seus quatro dedos da mão e posicione sobre esse osso  com o dedo indicador bem próximo a raiz dos cabelos. A posição da sua mão deve estar em direção a aba do seu nariz. Feito isso, observe o espaço que sobrou entre a aba do dedo mingo e a aba do nariz. Viu? Então, passe o blush nessa linha imaginária que está entre o dedo indicador e e dedo mingo com movimentos do pincel que partem da raiz dos cabelos em direção ao nariz. Com esse sentido de aplicação, se marcar a pele com o produto você consegue corrigir com um pouco de pincel "sujo" de base. 



PARA OS OLHOS


Para passar a primeira camada de sombra.


Use sempre um pincel pequeno. Nunca escolha pinceis muito grandes para aplicar sombra mesmo se você tiver muito espaço de côncavo ou pálpebra. Pois pinceis muito grandes tendem a alcançar áreas que não queremos cobrir com sombras. Comece sempre com sombras de tons de marrom ou bege claro e depois vá fazendo a transição com pincel pequeno e sombras em tons mais escuros. 





Para esfumar a sombra
Como é: com cerdas um pouco longas, fofas e ao mesmo tempo firmes. Teste no dorso da mão o esfumado sempre. Se perceber que está muito firme, escolha outro pincel. Lembre que quanto mais curto o pincel de sombra for, mais marcado ele deixará a sombra. Quanto mais fofo e com mais cerdas tiver, mais esfumado deixará. Se for muito aberto, pode prejudicar o resultado ou então, alcançar regiões maiores. 



Para esfumar com efeito de olho mais arredondado, faça movimentos de vai e vem formando a letra "C". Para esfumado mais alongado, faça movimentos de vai e vem apenas. 



Para delinear pálpebra, corrigir sobrancelha e contornar linha dos cílios
Como é: tem cerdas com compressão maior, lembrando o formato de uma vassoura. Porém, são cortes mais precisos e alinhados. Não pode ter fio maior que os demais. O corte pode ser diagonal ou reto na base do pincel. Aí vai da adaptação de cada um ao usar. 


Como usar: para delinear, pegue o pincel com um pouco de sombra e vá traçando fios nas falhas das sobrancelhas de baixo para cima, com leveza. Para traçar rente aos cílios, pegue novamente a sombra de sua escolha e trace uma linha. Olhe no espelho para verificar possíveis falhas. 

Para depositar sombra na linha d'água, escolha um pincel curto de cerdas firmes. Pois trazem mais sombra e depositam somente na região desejava selando lápis de olhos e fazendo transições bonitas. 



BOCA


Para pintar os lábios



 
Como é: um pincel com formato de lápis para um  contorno dos lábios. O de cerdas um pouco mais grossas e um pouco maiores é melhor para espalhar o batom.


Como usar: passe o pincel menor com formato de lápis em seu batom, desenhe primeiro uma letra "X" bem no arco do cupido para delimitar o formato correto e mais bonito do seu lábio, de forma natural.  Em seguida,  vá contornando a linha dos lábios em direção às extremidades, em cima e embaixo. Com o pincel mais grosso vá preenchendo seus lábios até o resultado desejado.  Se usar um lápis na linha dos lábios, é o mesmo processo. Escolha um lápis de acabamento mais sequinho (matte).




COMO LIMPAR SEUS PINCÉIS.






Lave-os com um shampoo de glicerina, pois é o mais indicado por ter propriedades hidratantes. Seque com papel toalha ou um lenço umedecido e NUNCA guarde os pincéis sem que as cerdas estejam completamente secas. A lavagem pode ser feita sempre que estiverem sujos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário


- Os comentários são de responsabilidade de seus autores.
- Não envie links ou spam nos comentários.
- Seu comentário é muito importante para o andamento desse Blog.
- Deixe marcado a opção "notifique-me" para receber aviso de minha resposta ao seu comentário.
- Volte sempre.
- Compartilhar ajuda muito nosso crescimento. Gratidão.