Armadilhas do Primeiro Emprego



Primeiro Emprego.


O PRIMEIRO EMPREGO é o maior SONHO realizável que uma pessoa tem em toda sua jornada de vida! Para isso, é preciso muito suor, idas e vindas em cursos, agências de serviços, ir e vir com pilhas de currículos nas mãos. São muitos "Não", "Vou pensar", "No momento não temos vagas", "Precisamos de alguém com perfil adequado" e assim vai.

Na caçada ao emprego nos sujeitamos a muitas coisas em que normalmente até poderíamos adiar em nosso cotidiano. Tudo em nome do trabalho e da carreira!
Eu mesma me deparei com muitas situações em que precisava acordar cedo e "pegar" o primeiro ônibus para investir em meu futuro. Já trabalhei até com uma empresa de telemarketing, onde tinha que ligar para inúmeras pessoas durante meu turno para oferecer serviços como a venda de cartão de crédito (no meu caso). Haviam outros setores na mesma empresa onde vendiam linhas de telefone, outras bandeiras de cartões e até mesmo seguro de vida!!
Até que eu gostava deste serviço, pois me identifiquei muito, pois adoro "tagarelar" um pouco. Tínhamos script pronto e só bastava soltar o verbo e usar todas as artimanhas e criatividade inimagináveis possíveis! Tínhamos uma meta por pessoa de 10 vendas, e não pense que isso era "mamão com açúcar" como gritavam nossos supervisores!! As vendas eram suadas e ouvíamos de tudo possível: de lamentações de senhoras idosas até mesmo desabafos de viúvas velando o marido durante a ligação! Isso mesmo, as situações chegavam ser engraçadas, porque nunca sabíamos com quem iríamos falar e como seríamos recebidos naquele momento.


Já vendi bijuterias por conta, produtos por catálogo de beleza.... me formei em magistério com sonho de logo conseguir emprego e dei com a cara nas portas desta vida!
Nem tudo são Flores!! A corrida é trabalhosa, cansativa e cheias de armadilhas!
Você pode sofrer abusos de autoridade, e outros abusos, que não cabe comentar.. Mas a gente quando procura um serviço, principalmente quando se trata do teu primeiro emprego, a inocência própria da idade e da inexperiência, passa por muitos mau bocados e conhece muitas pessoas de má índole e que se aproveitam de você sem pensar duas vezes! Atacam com unhas e dentes mesmo. Por isso, alerto aos responsáveis, amigos e até você mesmo que lê este arquivo do Blog que preste atenção nas armadilhas: ofertas de emprego muito "fáceis", propostas absurdas e até mesmo investigue o empregador com antigos funcionários. Você descobrirá muitas informações valiosas que servirão de garantia de alívio.


Conheci empregadores safados também, mas resolvi sozinha e mostrei que sou de respeito. As pessoas se acham no direito de se aproveitar de gurias "idiotas" no trabalho só porque nasceram no interior e supostamente não tem cabeça nem instrução familiar para se ligar nas coisas.


Meu último emprego foi dos melhores possíveis. Muito bom de trabalhar, apesar de requerer muita atenção, cuidado, respeito e ter que cumprir horários. Mas todo serviço tem disso. Tenho muito que agradecer a todos meus colegas de serviço e ao empregador, que me deu aquela chance! Todos precisamos de uma, acreditem.
Tudo para provar que a vida tem seus dois lados, como uma moeda: você escolhe o teu melhor e segue!


Pense muito bem e prepare-se, invista e estude muito para ser ALGUÉM na vida e conquiste teu lugar com respeito e ética, pois assim dará exemplos perceptíveis para muitos que ainda terão seu primeiro emprego.
Estes são alguns exemplos de vida, mas há muitos que vemos por aí nas ruas, lojas, em nosso lar e nas esquinas da vida... onde todas as pessoas tem suas escolhas e mudam.


O importante é cuidar de tua imagem e ser você mesmo, mas com toda atenção, humildade e transparência possível.


Sou uma pessoa que fala tudo que pensa mesmo. E também já ouvi muitas coisas que me fizeram melhor ou me deixaram triste. Mas a vida é assim mesmo, tem seus frutos bons e podres.. he-he.


O primeiro emprego é como uma base para outros, onde você filtra o que te acrescenta e te faz crescer como ser humano e ignora o que não presta. Entretanto, não desanime se encontrar somente coisas que não acrescente em tua vida, porque isso servirá de lição e exemplo para o próximo emprego que com toda certeza será melhor: uma escada ascendente, onde precisa subir um degrau de cada vez e com muita calma e sabedoria!
No fundo, agradeço sempre por tudo que passei na vida, pois sou "eu" graças as feridas e alegrias que passei.


O PRIMEIRO EMPREGO é como as palavras mesmo dizem "único", não terá outro "primeiro" nem como voltar atrás, por isso, seja esforçado e faça tudo com carinho e respeito. Pense como você gostaria que fosse feito se você fosse o chefe! Saiba admitir erros, mas não tenha medo de expor suas opiniões e dúvidas e fique longe de fofocas.


Prepare-se para invejas, pois elas existem e de vários tipos e formas... as piores tem forma de gente!
Não se abata nunca e erga a cabeça para todas as humilhações e situações embaraçosas, pois elas naturalmente vem sem a gente chamar, sabe?! É um imã.. He-he.


Concluindo, a vida tem várias maneiras de mostrar a face do bem e do mau, de pessoas boas e ruins, de empregos suportáveis e admiráveis! Mas sempre tem uma luz no fim do túnel seja a situação que estiver passando ou estará por vir.


Vale a pena explorar aplicativos que ajudam você se vestir apropriadamente para o trabalho. 

*Sempre agradeça pelas oportunidades! (sou muito grata sempre).



Abraço a todos e passe o bom exemplo adiante sempre...

4 comentários:

  1. amada amei seu post muito bom o jogo muito bom também bjs linda ótima semana

    http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Teu blog e fofo,e muito útil,tem posta muito muito bons,vou linkar vc no meu tah,bju.

    http://www.etcetalbyruthinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra!! Ficamos muito felizes e agradecidos pelo gesto de carinho!! Abraço...

      Excluir


- Os comentários são de responsabilidade de seus autores.
- Não envie links ou spam nos comentários.
- Seu comentário é muito importante para o andamento desse Blog.
- Deixe marcado a opção "notifique-me" para receber aviso de minha resposta ao seu comentário.
- Volte sempre.
- Compartilhar ajuda muito nosso crescimento. Gratidão.