História dos Batons!



Você sabe a origem do Batom? De quê ele é feito?
Vamos saber um pouco sobre este ítem básico em nossa bolsa...

Tanto as mulheres como os homens podem reconhecer um tubo de batom. É provável que não mudou muito nos últimos anos - mesmo tubo, o mesmo aspecto geral do método, mesmo de aplicação. Mas você sabia que a história do batom é preenchido com coisas como besouros esmagados? Voltando cerca de 5.000 anos no passado, as mulheres antigas da Mesopotâmia foram possivelmente as inventoras do batom. Elas usavam jóias semi-preciosas para decorar os seus lábios e até mesmo ao redor de seus olhos. Mulheres da Civilização do Vale do Indo, que existiu de cerca de 3.000 aC a 1.500 aC, matizavam seus lábios com uma cor vermelha. Para não ficar atrás, as mulheres egípcias antigas utilizavam batom também. Elas usavam um corante vermelho-arroxeado tomados de algas, um pouco de iodo e bromo mannite. E, como nenhuma surpresa, esta invenção precoce do batom também fez com que algumas mulheres adoecessem. 

 Cleópatra, a egípcia mais famosa na história antiga, fez seu batom da cor vermelho extraído de besouros esmagados, carmim e formigas. Imagina só um beijo com este batom?

Não era até o século 16, entretanto, que o batom tornou-se amplamente utilizado. A Rainha Elizabeth I,  inventou e popularizou o visual dos lábios enegrecidos. Este batom criado por ela foi um pouco mais fácil de lidar do que Cleópatra - ela foi feita com cera de abelha simples e derivadas de plantas corantes vermelhos. No entanto, no momento em que a rainha Vitória subiu ao trono, maquiagem em geral, foi considerado grosseiro e banido para o nível de prostitutas. As atrizes ainda estavam autorizadas a usar maquiagem e, lentamente, outras mulheres passaram a gravitar em direção a ele novamente. Em 1884, o primeiro batom da história moderna foi introduzida por perfumistas em Paris - era embrulhado em papel de seda e feito com sebo de veado, óleo de mamona e cera de abelha. Na década de 1920 e 30, esta invenção estava de volta nos livros de história.

 A popularidade dos filmes mudos promoveu o uso de batom, como as mulheres nos filmes usava batom preto. Foi também nessa época que os primeiros  tubos de batom foram inventados.

Nos anos 30, os produtores de batom dos EUA produziram uma variedade de cores como rosa claro, lilás e escuro vermelho brilhante. A indústria do cinema continuou a popularidade de combustível batom, através dos anos 40, e tornou-se comum novamente. Foi neste período da história que viu a invenção do tubos de batom primeira rodada que o batom como foi empurrado para cima.


Hoje em dia , o batom está em toda parte e é sem dúvida o cosmético mais popular e mais desejado do mundo!! Não é tão repugnante como foi nos dias de Cleópatra, mas houve algumas descobertas inquietantes sobre o conteúdo de batom recentemente.

No final de 2007, um estudo realizado por um grupo de consumidores dos EUA descobriu no batom materiais pesados como o chumbo, que excedeu os limites estabelecidos pela Food and Drug Administration. Apesar de ter sido inventado antes deste estudo, os batons orgânicos não existem agora, ou pelo menos foram proibidos!!!

Os batons atuais autorizados são feitos com ingredientes naturais, como a cera de óleo de rícino, jojoba e óleos. Esta inovação, semelhante ao batom nos dias de Elizabeth I, é um exemplo de como a história das invenções podem às vezes um círculo completo.

Sabemos que existem a preocupação e estudos para que estes cosméticos de beleza sejam cuidadosamente testados e fabricados com os melhores materiais. E é muito bom saber que estamos usando um produto de materiais confiáveis e que não agridem nossa pele.

Então vamos nessa, usar muito batom sem besouros ou outra coisa do gênero... hehe...


(História das Fontes Lipstick)

5 comentários:

  1. Oie linda, td bem c/ vc???
    Q bom q vc gostou das músicas, elas são ótimas não é.
    Muito obrigada pela visitinha no meu cantinho e por participar tbm. Há, amei seu blog e já estou seguindo.
    Muito interessante essa história do batom, não sabia a origem dele. hehe
    Bjs
    http://olhardemanu.blogspot.com/
    @manuka_mn

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante a historia!!
    Adorei saber disso!
    Beijos amada!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, gurias...
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. hehe, ainda bem que agora podemos usar batom com ouro né amiga.
    Fiquei muito contente em saber da história do batom.
    Obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante mesmo!

    Flor tem uma tag pra ti lá no Blog.
    http://maquiagemdicasbeleza.blogspot.com/2011/10/tag-10-coisas-que-menos-gosto.html

    ResponderExcluir


- Os comentários são de responsabilidade de seus autores.
- Não envie links ou spam nos comentários.
- Seu comentário é muito importante para o andamento desse Blog.
- Deixe marcado a opção "notifique-me" para receber aviso de minha resposta ao seu comentário.
- Volte sempre.
- Compartilhar ajuda muito nosso crescimento. Gratidão.