História da Tintura de cabelo

HISTÓRIA DA TINTA DE CABELO.

TINTA DE CABELO. 




Coloração do cabelo é a prática de mudar a cor do cabelo. Motivos mais comuns são para cobrir cabelos brancos, para mudar para uma cor considerada mais na moda ou desejável, e para restaurar a cor do cabelo original depois de ter sido descoloradas por processos de cabeleireiro ou pelo sol.








Você já foi curioso como cabeleireiro, beleza e coloração de cabelo? Que, jamais teria chegado com a idéia de mudar o estilo de cabelo, muito menos a cor do cabelo? Bem estudos revelam que cortes de cabelo e penteados eram praticados de uma forma tão cedo quanto a idade glacial. Eles usaram implementa simples, mas eficaz, como pedras afiadas, conchas de ostras, ou osso. Osso do tendão de animais e próprio couro eram usadas para amarrar o cabelo para trás, ou como um adorno. O seu provavelmente pensando a mesma coisa que eu fiz. Hoje em dia consideramos este passado de adornos de cabelo um nojo, pois temos o que imaginamos e queremos para enfeitarmos. Mas isso é tudo o que tinham de usar naqueles dias há muito tempo.








Os egípcios foram os primeiros a cultivar a beleza de uma forma extravagante, e tornou-se bem versados ​​na arte da maquiagem e cabeleireiro. Os antigos egípcios também foram os primeiros a usar cosméticos, como parte de seus hábitos de embelezamento pessoal, e em cerimônias religiosas na preparação do falecido para o sepultamento. Registros antigos mostram que a matéria corante foi feita a partir de bagas, a casca de árvores, minerais, insetos, frutos secos, ervas, folhas e outros materiais que foram usados ​​sobre a pele, cabelo e unhas. Apesar de pintar os olhos foi o mais popular de todos os cosméticos, henna (um corante extraído das folhas de um arbusto ornamental) foi usado para dar um tom avermelhado ao cabelo que ainda é usado até hoje. O primeiro uso registrado de henna como um agente de coloração foi em 1500 aC As escavações de tumbas egípcias também revelaram pentes, escovas, espelhos e lâminas de cobre temperado e bronze. Cabeleireiro era uma arte para os egípcios que gostava de usar elaborados penteados e cosméticos, bem como perucas. Mulheres egípcias, e as mulheres romanas eram conhecidos por aplicar uma mistura de solo e água para os seus cabelos. Eles, então, envolto em seus cabelos de rolos de madeira para assar ao sol, criando uma onda temporária. A primeira evidência de unhas registrado na história foi antes de 3.000 aC no Egito e na China.


Antigos egípcios e mulheres de posição social elevada manchado as suas unhas de vermelho-alaranjado henna. A cor da unha de uma pessoa era um sinal de classificação. Reis e rainhas usavam vermelho escuro, enquanto as pessoas de menor sociedade usava apenas cores pálidas. Beleza e cuidados pessoais assumiu grande significado simbólico em muitas culturas.






Comandantes militares no Egito, Babilônia e Roma antiga gastaria muitas horas antes de uma batalha, tendo seus cabelos enrolados, e suas unhas pintadas no mesmo tom que seus lábios. Estranho, mas interessante.








Durante a Idade de ouro da Grécia (500 d.c), tornou-se um penteado arte altamente desenvolvida. Serviços de cabeleireiro foram introduzidas em Roma por volta de 300 a C Mulheres utilizavam tinturas coloridas para indicar a sua classe na sociedade. Nobres tingiam o cabelo de vermelho, mulheres de classe média de cor os cabelos de louro, e as mulheres pobres de cor preto. Penteado e barbearia continuavam a crescer em importância, e, eventualmente, foram conhecidos e identificados como o "mundo da medicina".








Durante os tempos medievais, cosmetologia e medicina foram ensinados como sujeitos combinados em Inglês universidades. Quando o Papa Alexandre III proibiu o clero para derramar sangue, barbeiros foram convocados para ajudar os monges e sacerdotes durante a cirurgia. Eles regularmente realizadas sangrias e pequenas cirurgias, administravam ervas, e mais tarde tirou os dentes. De fato, durante séculos, a odontologia foi realizada apenas por barbeiros para mais de mil anos, eles eram conhecidos como cirurgiões-barbeiros. Nossa!! Como as coisas mudaram drasticamente!!!








Agora vamos em frente aos tempos da Renascença, onde a ênfase foi colocada na aparência física. O cabelo foi feito com cuidado e com ornamentos, e mantilhas eram usadas. Por esta altura, em 1450, uma lei foi promulgada que separava as práticas de barbearia e cirurgia. Eles não podiam mais realizar a cirurgia, e os cirurgiões eram proibidos de atuar como barbeiros.








Agora, o século 19 uma era de investigação e inovação, que viu muitas mudanças no domínio dos cuidados de cabelo. Em 1875, um francês chamado Marcel Grateau desenvolveu a técnica do uso de ferros para ondulação e cachos no cabelo. É A CHAPINHA, MINHA GENTE!!!








Em 1890, a primeira academia de cabeleireiro foi inaugurado em Chicago por Brisbois e Federmeyer. E, finalmente, no século 20, os estilos de cabelo começaram a acompanhar as tendências, e logo tornou-se disponível a todas as classes de pessoas que poderiam escolher os seus estilos com base em suas necessidades e desejos.








Agora, você já sabe a origem da tintura e até mesmo dos penteados... Pode sair por aí "se achando" porque está "por dentro" desta história do mundo da beleza!!! E tenho certeza que vamos estar nos livros de história algum dia sobre todos os novos estilos de moda que realizamos hoje, em muitos salões e spas em todo o mundo.


É o máximo poder compartilhar estas histórias interessantíssimas dos tempos de nossos antepassados... Agora, fico só imaginando meus bisavós e até mesmo avós usando estas coisaradas que eles inventavam.




Tinta de Cabelo.


História da Tinta de cabelo.


Minha avó (Thereza) me contou uns anos atrás que para elas irem aos bailes do interior na juventude, é claro, elas esticavam os cabelos longos sobre uma mesa ou cama e passavam o ferro de passar roupa sobre eles!! E pronto: estava feito a chapinha. 😂.. (agora, pense bem: naquele tempo, os ferros de passar eram à brasa e não elétricos como hoje!! "Viiichii...pobre do cabelo!).






Para enrolar os cabelos elas ficavam hooooras a fio com rolos na cabeça!! Sem falar que naquele tempo a moda era aqueles produtos a base de amoníaco, (particularmente eu chamo de xixi de rato, porque o cheiro é forte que falta até ar nos pulmões da gente). Assim ficavam, à moda "DONA FLORINDA" até dar certo...






Há... o mais engraçado foi quando minha avó falou sobre a esponja de aço (o famoso BOMBRIL de louça). Pois é, gurias! Ela diz que colocavam essa palha de aço para fazer coques no cabelo e ficar charmoso e volumoso. Por dentro eu ria, porque ficava imaginando em minha cabecinha aqui, como seria uma noiva se "desmontando" no dia das núpcias para o noivo!!! O que eles pensavam quando viam uma mulher tirar uma palha de aço do cabelo. Será que elas já iriam lavar a louca? Será que iria assistir televisão e colocar aquilo para melhorar o sinal da antena??? Seria uma arma como nos filmes das gueixas??? (😂😂)....Seria uma Amy Winehouse se revelando??? (dizem que ela usava palha de aço nos cabelos. Será??).











Minha imaginação é fértil demaaaiisssss... E vocês, tem uma história como estas para contar?






Abração, e obrigada pela visita, por se tornarem seguidoras (seguidores) e ótima semana a todos!!








Cianaí Cato

7 comentários:

  1. hehe, eu lembro quando era pequena e a mãe estava com aqueles rolos no cabelo... colocava bem cedo para a festa a noite hehe.
    Como as coisas mudam né... que bom que a tecnologia está a nosso favor e muito melhor quando as pessoas investem em coisas novas...
    Legal, adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia disso tudo e adorei conhecer mais sobre a história das tinturas, bjs!

    ResponderExcluir
  3. flor passando pra conhece seu cantinho e adorei as dicas são muito mara ..estou seguindo vou adora ter vc no meu blog beijos


    http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. OI QUERIDA, SOU SUA MAIS NOVA AMIGA DO FACE! VIM CONHECER SEU ESPAÇO!
    AMEI ESSA HISTÓRIA...
    BJOKAS E VISITE-ME

    http://coisasdethalitha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ciana, tudo bem?
    Esse post foi fantástico, nunca tinha lido nada sobre isso, amei!!!
    Desculpe-me pela demora em colocar o Mulheres que Usam lá no Eu-espelho.
    Com as minhas férias, algumas coisas ficaram "suspensas", mas hoje já resolvi isso: O seu blog já está devidamente linkado e as atualizações já estão aparecendo!
    Eu amo ler o que escreve, parabéns!
    Super beijo,
    Lu
    http://eu-espelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog. Ótimas Dikas. Será que rola alguma parceria?

    ResponderExcluir


- Os comentários são de responsabilidade de seus autores.
- Não envie links ou spam nos comentários.
- Seu comentário é muito importante para o andamento desse Blog.
- Deixe marcado a opção "notifique-me" para receber aviso de minha resposta ao seu comentário.
- Volte sempre.
- Compartilhar ajuda muito nosso crescimento. Gratidão.